Na palestra foi abordado o tema sobre o Quartzito com Abiliane de Andrade, doutora em geociências e coordenadora de P&D da Decolores. Ela compartilhou seu conhecimento sobre o Quartzito: uma rocha atual com histórico milenar.
Explicando que o Quartzito é uma rocha, de origem metamórfica composta por mais 75% de Quartzo. Que o metamorfismo é um processo geológico natural, ou seja que o Quartzito veio da transformação de outras rochas. O Quartzo é um mineral dos mais abundantes da superfície da terra.
Quartzito é uma rocha metamórfica, geralmente de cor branca a cinza, composta quase inteiramente de quartzo. Ela se forma, principalmente, quando arenitos ricos em quartzo são submetidos a um aumento de pressão e temperatura. Essas condições permitem a recristalização dos grãos da rocha. Quartzitos podem ser maciços ou foliados e, caso a foliação seja marcante, pode-se chamar a rocha de quartzo xisto. Em geral, a foliação do quartzito é dada pela presença de muscovita fina, produto do metamorfismo de argilominerais presente no protólito.
Abiliane mostrou três tipos de Quartzito, falando sobre sua composição, e os cuidados que devemos ter, na aplicação, manutenção, limpeza etc.
MONT BLANC: O Quatzito Mont Blanc, tem ganhado espaço na arquitetura moderna e o coração dos arquitetos e consumidores que buscam uma pedra moderna de aparência fina e sofisticada que pode ser aplicada em bancadas de cozinha, ilha, bancadas de churrasqueira, lareira, bancadas de banheiros, lavabos, pisos e revestimentos.
A beleza do Quartzito Mont Blanc é singular, sua tonalidade clara puxado para o branco gelo com veios e desenhos maravilhosos que com certeza encantará você cliente apaixonado por rochas naturais.
DENALI: Denali é um quartzito superdenso e duro extraído no sudeste do Brasil. Sua estrutura consistente e confiável realmente se adapta a qualquer tipo de aplicação. Com fundo branco areia, esta pedra brasileira possui tons de cinza claro com linhas peroladas e cinza, que darão o toque final perfeito ao seu projeto.
BRONZITE: Ele grava um dos eventos mais importantes na escala geológica, que foi o surgimento do Oxigênio. Sua aplicabilidade é vasta, pois ele possui características visuais requintadas como as dos mármores, mas possui resistência elevada como os granitos. Por este motivo, pode ser aplicado desde bancadas para cozinha até painéis decorativos. Por ser um material mais duro e, portanto, de maior custo produtivo, possui valor comercial mais expressivo que a maioria das demais rochas. Não necessita ser impermeabilizado e pode ser usado tanto em área interna como externa.
Explicou também que o mármore é mais sensível a riscos e a corrosão química, enquanto o granito oferece uma alta resistência a problemas semelhantes. Já o Quartzito quando aplicado ele traz a cominação da beleza do mármore e a resistência superior ao granito, o que o tem tornado tão evidente no mercado.
Quando dizemos que o quartzito é um material versátil, é porque pode ser aplicado em diversas superfícies. Bons exemplos de onde a pedra é utilizada são pisos, bancadas e paredes, sendo que algumas pessoas a utilizam até mesmo no mobiliário.
O material costuma ser utilizado na cozinha, devido à sua tolerância a mudanças bruscas de temperatura, as quais não causam alterações na sua estrutura. Além disso, o revestimento é ideal para áreas externas por possuir propriedades antiderrapantes e ser considerado um piso frio.
O uso em outros cômodos também é possível, mas é importante se atentar para o fato de que, por ser um piso frio, o quartzito não garante conforto térmico aos moradores.
Agora que você sabe como o Quartzito é bom e importante, aplique-o em seu projeto para obter um resultado de beleza e sofisticação.
Contate a Pedroc e solicite seu orçamento, sua solução em pedras está aqui!